Tanto na vida pessoal quanto na profissional somos aquilo que construímos no tempo e, a nossa trajetória, revela os valores que adotamos como norte para as nossas ações. Sempre pagamos um preço para chegar a algum lugar. Imagine-se daqui a 30 anos. Quem você será? Como deseja que sua família, seus amigos e colegas de trabalho o reconheçam? As escolhas de hoje mostram o que queremos e quem seremos no futuro e refletem os valores que adotamos para cumprir essa tarefa.
Recentemente uma pessoa me perguntou por que não estava conseguindo um emprego, já que tinha graduação, pós e falava outro idioma. Para tentar responder a essa pergunta, eu respondi: “o mercado está cada vez mais competitivo”. Mas, ao mesmo tempo, depois do ocorrido, percebi que essa pequena frase que norteia a nossa vida nos acomoda. E logo duvidei dessa certeza, está competitivo para quem? Desde quando? Por quê? Logo pensei em novas variáveis: será que esse idioma agrega realmente novas oportunidades? Esse era o curso que ele realmente queria? Essa pós foi em uma boa instituição? Enfim, percebi que uma frase que eu aprendi faz muito sentido: “somos frutos das nossas escolhas.”
Então, para crescer profissionalmente não existe uma forma mágica é preciso consolidar uma bagagem profissional, ou seja, trabalhar muito e fazer boas escolhas durante a sua carreira. Isso significa sacrificar outras partes da vida e é aí que a coisa começa a complicar, porque nem todos querem sair da zona de conforto, preferem trabalhar pouco com o sonho de ganhar mais, estuda menos com o sonho de ‘se dar bem’, não que isso não aconteça, porém, as probabilidades são bem menores. Assim, quem quer chegar ao topo deve saber que esta escolha envolve sacrifícios e renúncias, como qualquer outra. Você pode chegar aonde quiser, mas será mais fácil encarar o desafio se tiver consciência de tudo o que envolve aquela escolha, você é um ser de muitas potencialidades. Pense nisso!
João Daniel Miranda Cruz
Estagiário em Recrutamento e Seleção – Humanos RH
Escrito: 03/01/2012 Atualizado: 14/01/2012