twitterFacebookflickrYoutube

Detalhes de comportamento fazem a diferença na entrevista de emprego

02 OUT 2012

 

A entrevista de emprego é um das etapas mais complicadas para quem está procurando trabalho, por isso é importante impressionar o recrutador. Além de se lembrar de fugir do óbvio, algumas dicas ajudam os candidatos:

- Chegar uma hora antes da entrevista para observar o ritmo da empresa.
- Ler o quadro de avisos e observar os funcionários. Ver como eles se cumprimentam, se são mais extrovertidas ou não. São sinais de como o entrevistado deve se comportar.
- Tenha atenção, pois uma mesma pergunta é feita mais de uma vez - de maneiras diferentes, só que exigindo resposta parecida.

Geralmente, uma das primeiras perguntas da entrevista é “Você conhece a nossa empresa?”. “Para nós entrevistadores faz grande diferença quando o profissional fala: ‘eu conheço um pouco sim da empresa, eu sei que vocês já se posicionam como líder no mercado, estão lançando um produto. São elementos que traduzem seus interesses para o entrevistado”, explica Marcia Almstron, diretora de RH.
Para muitas empresas, observar o candidato é fundamental. “A questão comportamental é mais importante que a técnica, que a gente consegue treinar a pessoa. Se há uma falha comportamental, dificilmente vamos alterar isso na pessoa”, argumenta a consultora de RH Tassiana Alves Almeida.

A entrevista não é um jogo ensaiado, puramente racional. Hoje, muitos recrutadores fazem perguntas na tentativa de adivinhar o comportamento do candidato. Querem saber quem é aquela pessoa que deseja a vaga e está ali junto com ele.

A maior dificuldade de Tereza Cristina da Silva é quando pedem para falar sobre ela mesma: “Ás vezes uma palavrinha e você acaba perdendo uma bela oportunidade”.

Para quem tem esse problema é importante saber o que não fazer:

- Não fale mal da antiga empresa e dos colegas.
- Procure contar como solucionou conflitos e reconheceu os erros já cometidos.
- Fale como poderá contribuir com o futuro da nova empresa se for contratado.

Outra dificuldade dos entrevistados é contar porque foi demitido do último emprego. Nesse momento, é importante não ter medo e falar a verdade. “Eles ficam com um pouco de receio de contar o que realmente aconteceu e isso interfere nos processos seguintes com relação à experiência”, explica a recrutadora Cassilda Bagata Fader.

 

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/Mercado.html

 

Leia mais

Detalhes de comportamento fazem a diferença na entrevista de emprego

02 OUT 2012

Seis dicas para avançar na carreira profissional

20 AGO 2012

Marketing Pessoal

20 JUL 2012

03 de junho Dia do Profissional de Recursos Humanos

04 JUN 2012

Por que uns têm sorte e outros não?

31 MAI 2012
<< Anterior 1  2  3 4 5 Próxima >> 

 



Cadastre seu currículo e concorra a vagas de EMPREGO ou ESTÁGIO. O Programa de Estágio é ideal para você que está buscando seu primeiro emprego.

mais vídeos
Mudamos de endereço. Favor entrar em contato através do WhatsApp: 75 99828-0224 Tels.: 75 3614-8872 / 99115-6161 / 99828-0224 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]