twitterFacebookflickrYoutube

Dez competências do líder desejado pelas empresas de ponta

30 OUT 2012

Para que uma empresa alcance o sucesso dentro desse contexto, é fundamental que os líderes que nela trabalham saibam como lidar com essas novas demandas.

 

Por Redação, Administradores.com

A agilidade das mudanças que ocorrem no mundo corporativo exige profissionais que saibam captá-las, compreendê-las e adequar-se a elas. "A sociedade brasileira passa por um momento de transformação em relação à importância que atribui ao desenvolvimento dos profissionais no local de trabalho. E esta tendência deverá continuar pelos próximos anos", avalia o consultor Alfredo Castro, diretor-sócio da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial.

Ele afirma que são dois os fatores que estimulam este fenômeno: a ampliação de mecanismos e sistemas tecnológicos – que faz com que o profissional precise comunicar-se de forma polivalente, por meio de novas maneiras de compartilhar e transmitir o conhecimento – e o investimento em novos setores, que exige que uma empresa não apenas encontre profissionais diferenciados, mas também, ao contratá-los, tenha capacidade de desenvolver seus talentos, treiná-los e retê-los.

Para que uma empresa alcance o sucesso dentro desse contexto, é fundamental que os líderes que nela trabalham saibam como lidar com essas novas demandas. "É preciso desenvolver características específicas. E isso pode ser feito por meio de treinamento", afirma Castro.

Alfredo elenca dez características que, em sua avaliação, as empresas de ponta desejam ver em seus líderes, a fim de que ele se enquadre nesse novo cenário.

1) Possuir equilíbrio entre conhecimento técnico e comportamental;

2) Conhecer seu próprio perfil e comportamentos, ficando atento ao impacto que eles provocam na equipe;

3) Ter capacidade de pensar globalmente e de compreender as mudanças econômicas e sociais;

4) Compreender o conceito de "diversidade" de maneira ampla, incluindo novos fatores que possam impactar no futuro;

5) Demonstrar uma boa percepção a respeito de seu próprio comportamento e o dos outros;

6) Ser ético e íntegro em relação a seus valores;

7) Ter habilidade no uso de ferramentas tecnológicas e integrado nas atividades das mídias sociais;

8) Ser capaz de construir parcerias e influenciar outras pessoas, mesmo sem ter autoridade sobre elas;

9) Possuir competência para entender as necessidades dos colaboradores e dividir a liderança;

10) Ter habilidade para mudar o estilo de liderança, tendo clareza sobre quando e como variar de um estilo de autoridade para um estilo de orientação.

De acordo com o consultor, um líder se desenvolve em seu local de trabalho por meio da chamada "Regra 10-20-70". Segundo esta regra, 10% do desenvolvimento profissional está ligado ao aprendizado: cursos diversos, e-learning, livros, MBA e outros programas de educação. Os 20% referem-se às ações realizadas e fomentadas pelo próprio líder ao qual aquele profissional se reporta. Já os 70% correspondem à experiência empírica, à prática diária de um profissional. "É preciso aprender com o desafio", afirma Castro.

Para que haja uma mudança de comportamento, que adéque o profissional a esse novo cenário, é preciso refletir sobre como se podem melhorar os resultados obtidos. "São as crenças que levam um profissional a ter um comportamento específico e é esse comportamento que gera os resultados. Se o resultado não é satisfatório, é preciso abandonar comportamentos inadequados, manter os adequados e incluir novos comportamentos para melhorar cada vez mais os resultados", indica Alfredo Castro.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/10-competencias-do-lider-desejado-pelas-empresas-de-ponta/64148/

 

Leia mais

Detalhes de comportamento fazem a diferença na entrevista de emprego

02 OUT 2012

Seis dicas para avançar na carreira profissional

20 AGO 2012

Marketing Pessoal

20 JUL 2012

03 de junho Dia do Profissional de Recursos Humanos

04 JUN 2012

Por que uns têm sorte e outros não?

31 MAI 2012
<< Anterior 1  2  3 4 5 Próxima >> 

 



Cadastre seu currículo e concorra a vagas de EMPREGO ou ESTÁGIO. O Programa de Estágio é ideal para você que está buscando seu primeiro emprego.

mais vídeos
Mudamos de endereço. Favor entrar em contato através do WhatsApp: 75 99828-0224 Tels.: 75 3614-8872 / 99115-6161 / 99828-0224 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]