twitterFacebookflickrYoutube

Recrutamento e Seleção

Contratar um novo colaborador significa um conjunto de despesas diretas e indiretas e por vezes este investimento é perdido depois de dois ou três meses.

Com o propósito de reduzir custos e desgastes com contratações inadequadas, são realizados trabalhos especializados, objetivando atender as reais necessidades da empresa na admissão de novos profissionais.

Desenvolvemos um processo de seleção por competências. Agregamos um conjunto de valores geradores de maior probabilidade de sucesso na contratação. Alternativamente recomendamos para sua maior eficiência e produtividade, redução da rotatividade, de custos administrativos, estudar a possibilidade de contratar inicialmente como temporário e depois efetivá-lo, ou terceirizar esta função.

Ambas alternativas apresentam suas vantagens e desvantagens. Nossa equipe está pronta a lhe orientar qual a melhor solução para seu caso. Nesse processo de análise do perfil ocupacional e requisitos necessários para cada cargo, são relevantes as características pessoais e profissionais dos candidatos, que são diagnosticadas através de entrevistas e testes.

Terceirização de Mão de Obra

A terceirização é o ato pelo qual a empresa produtora, mediante contrato, entrega a outra empresa certa tarefa (atividades ou serviços não incluídos nos fins sociais da empresa), para que esta a realize habitualmente.

Desde que não constatada a fraude, a terceirização é manifestação de moderna técnica competitiva. Para combate à fraude, foi editado, inicialmente, pelo TST, o Enunciado 256, considerado um freio à terceirização e, posteriormente, o Enunciado 331, este sim, um estímulo à contratação de serviços terceirizados.

Não se pode desconhecer que as novas necessidades econômicas reclamam uma flexibilização na contratação, tornando-se viável a delegação de atividades especializadas que não se enquadram entre os fins normais da tomadora.

Assim sendo, para a contratação de serviços terceirizados, somente se admite a intermediação de mão-de-obra ligada à atividade-meio da empresa. Já a contratação para realização de atividade-fim só deve ser obtida pela via comum, que é o contrato de emprego.

Inclusão Social

A inserção dessas pessoas que se encontram a margem da sociedade ou o acesso as tecnologias aos excluídos digitais ocorre, geralmente, por meio de projetos de inclusão social, o que reforça a utilização desse termo. Porém, alguns autores defendem que são existe o “fora” ou “dentro” da sociedade, já que todas as pessoas são produtos dela.

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990). Os projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes:

– O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular;

– A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente.

– O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades;

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar - no sentido de analisar, compreender, esclarecer - a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo. Ela pode e deve ser utilizada em todo e qualquer setor da sociedade em que se necessite conhecer melhor o funcionamento da psique humana, visando orientar ou tomar certas decisões relativas à pessoa em questão.

Encontram-se referências precisas de que desde o século XIX já se realizava avaliação psicológica em vários países e no Brasil, obviamente de forma diferente dos modelos conhecidos atualmente.

Saúde Ocupacional

Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.

A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho.

Desenvolvimento Humano

O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Como diz Piaget, “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”.

O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte; é isso que nos estimula a inventar, a criar, a realizar, a tentar melhorar nosso mundo.

Consultoria Organizacional

As várias funções que constituem uma organização são sempre permeadas pela interação de pessoas, e a organização nunca pode escapar aos aspectos humanos nela existentes. Enquanto as organizações forem como redes formadas por pessoas, haverá processos humanos entre elas. Quanto melhor esses processos são percebidos e compreendidos, maiores são as oportunidades de encontrar soluções para os problemas e promover o desenvolvimento da organização. Esta transformação dependerá principalmente do desejo do cliente podendo ser facilitada pelo serviço de consultoria.

Consultoria organizacional é, então, assistir o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão.



Cadastre seu currículo e concorra a vagas de EMPREGO ou ESTÁGIO. O Programa de Estágio é ideal para você que está buscando seu primeiro emprego.

mais vídeos
R. Santa Luzia, n . 29 | Coronel José Pinto (São João) - Feira de Santana - Bahia Tels.: (75) 3485-5584 / 3614-8872 / 8839-0448 / 8361-3939 / 9115-6161
Email: selecao@humanosrh.com.br